Ar Condicionado com duas Saídas (evaporadores)

ar-condicionado-com-duas-saidas

Ar condicionado é o tipo de equipamento que dependendo do clima de sua região chega a ser indispensável, tanto que algumas pessoas ao invés de climatizar apenas um ambiente, o fazem na casa (ou escritório) como um todo. Para quem deseja fazer isso é muito mais vantajoso comprar ar condicionado com duas saídas (ou até mais).

Ao comprar ar condicionado com duas ou mais saídas, terá a grande vantagem de precisar instalar apenas um condensador (a peça que fica do lado de fora) e os condensadores para os ambientes a serem climatizados. Isso representa muito mais organização e facilidade na manutenção de seu sistema de climatização.

Como escolher ar condicionado com duas saídas?

Antes de qualquer coisa irá precisar se conscientizar de que certamente será necessário passar por uma reforma (mesmo que pequena) para fazer a instalação das tubulações que ligam a condensadora a cada evaporadora.

Também há um ponto muito importante a ser observado com relação a potência do ar condicionado com duas saídas (ou mais), pois a potência é sempre referente a condensadora, ou seja, caso tenha duas saídas terá a potência dividida por dois, veja alguns exemplos:

  • Ar condicionado Multi Split – Bi Split 18.000 BTUs (2×9000)
  • Ar condicionado Multi Split – Bi Split 24.000 BTUs (2 x 12000)
  • Ar condicionado Multi Split – Tri Split 36.000 BTUs (3 x 12000)
  • Ar condicionado Multi Split – Quadri Split 28.000 (4 x 7000)

ar condicionado bi split

Se comprar uma condensadora para apenas um ambiente e repartir isto com dois splits (evaporadores) não terá um bom resultado pois a potência estará muito abaixo do necessário para uma boa climatização do ambiente.

Outra vantagem de possuir ar condicionado com duas saídas é que cada evaporadora possui seu controle remoto, desta forma para ter temperatura diferentes em cada ambiente basta manter as portas fechadas, assim separando a climatização de cada um que poderá ser controlada de forma independente.

Com relação ao gasto de energia, ao optar por um ar condicionado com duas saídas não terá gastos a mais, o gasto é sempre relativo a potência do equipamento. Apenas é importante saber que se por acaso a potência do equipamento estiver abaixo do necessário isso sim poderá ocasionar mais gastos.



Leave a Reply